Rearmonização



Uma dica muito importante para rearmonização é utilizar a sequência II-V-I. Uma dica para rearmonizar uma canção é utilizar a sequência II-V antes dos acordes que já constam na música.
Usaremos como exemplo a famosa música “Parabéns pra você”, que todo mundo conhece. Tocaremos no tom de Sol Maior, que harmonizada de forma simples, ficaria assim:
            G                          D
Parabéns pra você
                                      G
Nessa data querida
                  C
Muitas felicidades
                  D                  G
Muitos anos de vida (bis)

Rearmonizando utilizando a seqüência II-V-I, ficaria assim:

            G           Em    G      D7
Parabéns pra você
                 Am  D7 Am    G    G7
Nessa data querida
                  Dm G    C   Cm
Muitas felicidades
                  Am D7  Am  G    
Muitos anos de vida (bis)

Agora vamos entender o que foi feito:
Vejamos os acordes do campo harmônico de Sol Maior e suas funções harmônicas.
I – G - Tônica
II – Am - Subdominante
III – Bm - Tônica
IV – C - Subdominante
V – D - Dominante
VI – Em - Tônica
VII - F#m(5b) - Dominante

Entre o primeiro G e o D7, coloquei o Em (que tem a mesma função harmônica de G) e repeti o G antes de chegar no D7.

Entre o D7 e o G, coloquei o Am e o D7 (que são II e V de G).

Entre o G e o C, coloquei o Dm e o G (que são II e V de C).

Entre C e G, coloquei o Am e o D7 (que são II e V de G)

Utilizei os acordes D7, Cm e G7 para dar um toque diferente na canção.

O segredo é utilizar o II-V do acorde que você deseja chegar, por isso o nome II-V-I. Na música acima, usamos duas vezes o  Am e o D7 antes de chegar no acorde de G. Observe no campo harmônico de G, que Am e D são os respectivos II-V. E usamos os acordes de Dm e G para chegar no acorde de C. Verifique no campo harmônico de C, que Dm e G são os respectivos II-V.

Veja abaixo as funções harmônicas e a qualidade funcional nos graus de um campo harmônico:






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