Todo acorde dominante pode ser substituído por um outro dominante afastado de uma quinta diminuta.
Dm7 G7 | C7M
O acorde G7 pode ser substituído pelo Db7. Os dois acordes tem o mesmo trítono e é este o motivo de serem intercambiáveis. Ao analisar o Db7 em relação ao G7 percebemos que Db7 = G7(b9,b5), ou seja, Db7 = G7Alt. Portanto a progressão acima pode ser substituída pela progressão abaixo, a diferença mais importante é a resolução do baixo em 1/2 tom, ou seja, o baixo anda cromaticamente.
Dm7 Db7 | C7M
Geralmente é chamado de SubV, ou seja, substituto do V7.
As tensões mais usadas no SubV geralmente são #11 e 9ª, mas sabemos que existe muitas possibilidades tratando-se de música, ainda mais em cima de acordes V7.
As tensões mais usadas no SubV geralmente são #11 e 9ª, mas sabemos que existe muitas possibilidades tratando-se de música, ainda mais em cima de acordes V7.
Experimente tocar a seguinte progressão:
C7M Bm7(b5) Bb7(#11) | Am7 - Usando o SubV para preparar o Am7
C7M Bm7(b5) E7 | Am7 - Usando o IIm7 V I (conhecido como II cadencial) para preparar o Am7
Nenhum comentário:
Postar um comentário