Campo Harmônico




É o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica.
Qualquer música que você escuta por aí,  foi escrita a partir de uma fórmula, conhecida como Campo Harmônico ou Progressão de acordes. Essa fórmula nos diz quais os ACORDES que combinam.
Ex: toque o acorde de Dó maior, em seguida Fá maior, você vai perceber que elas se combinam. Agora toque Dó maior e Fá sustenido, você verá que eles não se combinam, pois o acorde de Fá sustenido não faz parte do campo harmônico de Dó maior.

Veja abaixo os campos harmônicos maiores naturais

Obs: nos tons, você verá que há um acorde maior e outro menor. Os acordes menores são as sextas relativas dos respectivos tons. Ex: Am é a 6º relativa de C, portanto ao escrever o Campo Harmônico de Am, observe que ele tem os mesmos acordes do Campo Harmônico de C.

Am | Bm(5b) | C | Dm | Em | F | G
                      C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(5b)

Outra informação importante: quando pensamos em Campo Harmônico, pensamos em conjunto de acordes, quando pensamos em escala, pensamos em em conjunto de notas.

Campo Harmônico   C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(5b)
Escala                      C | D | E | F | G | A | B

Tabela de Campos Harmônicos Menores Harmônicos

Tabela de Campos Harmônicos Menores Melódicos

20 comentários:

  1. Bom dia, dê uma olhadinha na fórmula do VI grau da menor melódica. A fórmula baseia-se em: VI m(b5).observa -se na tabela uma outra colocação.

    ResponderExcluir
  2. Olá coloque a escala menor natural também, para que possa entender melhor as 2 escalas menor harmônica e menor melodica.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de deixar uma correção na tabela de tons maiores.
    No tom de F# está errado o último grau que na tabela está como Fm(b5) na verdade e E#m(b5) assim como no tom de C# onde o ultimo está Cm(b5) na verdade e B#m(b5) e também onde está Fm é E#m. Em outros tons também está errado como o tom de D# onde seria escrito Eb, entre outros.
    Porque assim?
    Pois nas distribuições dos sustenidos na pauta existe o sustenido em E na escala de F# e na de C# existe o sustenido em E e em B. Portanto quando vai se escrever na cifra tem que se colocar também na forma correta. Outro motivo é que nas escalas, seja ela qual for, não pode haver duas notas com mesmo nome tipo F e F#m(b5). O certo será F e E#m(b5).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amigo!
      Quando se trata de escrita musical, tem. Porque não se pode repetir a escrita de uma letra (nota, no caso) duas vezes - haja vista que precisa -se contemplar todas as notas (letras).

      Excluir
    2. Seu idiota! E# n existe!

      Excluir
    3. Eis um dos perigos da internet... a pessoa da uma informação errada e ainda xinga a outra... na escrita musical existe sim o E#. O que não existe são duas notas na mesma escala.

      Excluir
  4. Por favor, escreve também os Campos Harmônicos com Bemol!

    ResponderExcluir
  5. Em um improviso de f#menor(5b)qual nota usaria para finalizar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Coloquem a escala menor natural para fechar todo ciclo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ESCALA MENOR É A RELATIVA DA MAIOR DA NO MESMO SABER A MAIOR E A MENOR.

      Excluir
    2. COM A MAIOR E MENOR FICA MAIS FACIL PARA OS PRINCIPIANTES

      Excluir
    3. ESCALA MELODICA É DA ESCALA MENOR - ESSA AULA É DEMOCRATICA

      Excluir
  7. Muito bom obrigado JG.NEVES

    ResponderExcluir