Identificando as Partes da Bateria

Definição de Bateria (instrumento musical)

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Agora vamos identificar e entender para que serve cada componente de uma bateria simples ou padrão, pois uma bateria pode ser montada com inúmeras peças diferentes, de acordo com o gosto e o conhecimento de quem irá tocá-la.

1 - Bumbo: É o grande tambor que fica no chão, bem no centro do kit de bateria. Ele tem o som mais grave e é usualmente tocado com o pé direito do baterista (no caso dos destros). Ele também pode contar com pedais duplos para ambos os pés.

2 - Caixa: Este é o tambor que fica entre as pernas do baterista. A caixa possui um som único, um som que destaca-se dos demais emitidos na bateria. A caixa possui no seu fundo uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibra através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado.

3 - Chimbal: Basicamente, consiste em dois pratos montados face-a-face em um pedestal, equipado com dispositivo de pedal. Podem ser tocados com baquetas ou vassourinhas, com os pratos fechados, durante a abertura ou abertos, ou ainda acionando o pedal para trazer os pratos juntos de forma vigorosa.

4 - Tom-Tom: Ou simplesmente tom, são aqueles tambores que ficam em cima do bumbo de frente ao baterista. Geralmente são dois tons sendo usados em uma bateria, um com diâmetro menor em sua largura e um outro maior.
Em geral a bateria vem com 2 tons afinados da seguinte maneira:
Tom 1 (menor) - som mais agudo.
Tom 2 (médio) - som mais grave.

5 - Surdo: É um tambor cilíndrico de som grave. Geralmente estão à direita do baterista (dos destros). Na maioria dos casos, eles são independentes com tripés próprios colocados no chão, mas em alguns modelos, eles vêm apoiados em pedestais.

6 - Prato de Condução: É geralmente o mais grosso e o maior prato da bateria. Tem um som que lembra um sino. Pode ser tocado tanto na cúpula quanto no corpo ou na borda. É comum os bateristas deixarem o prato de condução mais baixo à direita, porém a posição depende do gosto de cada pessoa.

7 - Prato de Ataque: Os pratos de ataque têm uma grande variedade de tamanho, sua espessura e peso variam também. As variações dependem da necessidade do tocador e do estilo musical. Os pratos de ataque são utilizados geralmente para determinadas acentuações nas músicas.

8 -  China: Prato de efeito muito utilizado, que produz um som alto. É basicamente uma versão do gongo chinês (onde seu nome se origina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário