- 12 Campos Harmônicos no Violão (desenho dos acordes)
- 7 Campos Harmônicos com Sétimas no Violão (desenho dos acordes)
É o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica.
Qualquer música que você escuta por aí, foi escrita a partir de uma fórmula, conhecida como Campo Harmônico ou Progressão de acordes. Essa fórmula nos diz quais os ACORDES que combinam.
Ex: toque o acorde de Dó maior, em seguida Fá maior, você vai perceber que elas se combinam. Agora toque Dó maior e Fá sustenido, você verá que eles não se combinam, pois o acorde de Fá sustenido não faz parte do campo harmônico de Dó maior.
Veja abaixo os campos harmônicos maiores naturais
Obs: nos tons, você verá que há um acorde maior e outro menor. Os acordes menores são as sextas relativas dos respectivos tons. Ex: Am é a 6º relativa de C, portanto ao escrever o Campo Harmônico de Am, observe que ele tem os mesmos acordes do Campo Harmônico de C.
Am | Bm(5b) | C | Dm | Em | F | G
C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(5b)
Outra informação importante: quando pensamos em Campo Harmônico, pensamos em conjunto de acordes, quando pensamos em escala, pensamos em em conjunto de notas.
Campo Harmônico C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(5b)
Escala C | D | E | F | G | A | B
Tabela de Campos Harmônicos Menores Harmônicos
Tabela de Campos Harmônicos Menores Melódicos
Am | Bm(5b) | C | Dm | Em | F | G
C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(5b)
Outra informação importante: quando pensamos em Campo Harmônico, pensamos em conjunto de acordes, quando pensamos em escala, pensamos em em conjunto de notas.
Campo Harmônico C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(5b)
Escala C | D | E | F | G | A | B
Tabela de Campos Harmônicos Menores Harmônicos
Tabela de Campos Harmônicos Menores Melódicos
Bom dia, dê uma olhadinha na fórmula do VI grau da menor melódica. A fórmula baseia-se em: VI m(b5).observa -se na tabela uma outra colocação.
ResponderExcluirLegal gostei muito entendi bem
ResponderExcluirOlá coloque a escala menor natural também, para que possa entender melhor as 2 escalas menor harmônica e menor melodica.
ResponderExcluirGosto da forma da explicação
ResponderExcluirGostaria de deixar uma correção na tabela de tons maiores.
ResponderExcluirNo tom de F# está errado o último grau que na tabela está como Fm(b5) na verdade e E#m(b5) assim como no tom de C# onde o ultimo está Cm(b5) na verdade e B#m(b5) e também onde está Fm é E#m. Em outros tons também está errado como o tom de D# onde seria escrito Eb, entre outros.
Porque assim?
Pois nas distribuições dos sustenidos na pauta existe o sustenido em E na escala de F# e na de C# existe o sustenido em E e em B. Portanto quando vai se escrever na cifra tem que se colocar também na forma correta. Outro motivo é que nas escalas, seja ela qual for, não pode haver duas notas com mesmo nome tipo F e F#m(b5). O certo será F e E#m(b5).
Mano, E e B n tem #
ExcluirBom dia, amigo!
ExcluirQuando se trata de escrita musical, tem. Porque não se pode repetir a escrita de uma letra (nota, no caso) duas vezes - haja vista que precisa -se contemplar todas as notas (letras).
Henarmonia
ExcluirSeu idiota! E# n existe!
ExcluirEis um dos perigos da internet... a pessoa da uma informação errada e ainda xinga a outra... na escrita musical existe sim o E#. O que não existe são duas notas na mesma escala.
ExcluirPor favor, escreve também os Campos Harmônicos com Bemol!
ResponderExcluirÉ!!!!!
ExcluirEm um improviso de f#menor(5b)qual nota usaria para finalizar? Obrigado.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirColoquem a escala menor natural para fechar todo ciclo
ResponderExcluirA ESCALA MENOR É A RELATIVA DA MAIOR DA NO MESMO SABER A MAIOR E A MENOR.
ExcluirCOM A MAIOR E MENOR FICA MAIS FACIL PARA OS PRINCIPIANTES
ExcluirESCALA MELODICA É DA ESCALA MENOR - ESSA AULA É DEMOCRATICA
Excluirmuito bom
ResponderExcluirMuito bom obrigado JG.NEVES
ResponderExcluirLamine Marna
ResponderExcluirLamine Marna
ResponderExcluir