Como Descobrir Qualquer Modo


Fala galera, tudo bem com vocês?

Sou o Ednaldo, vou tentar passar uma dica muito bacana pra vocês sobre modos gregos.

Primeira coisa importante a saber é que os modos não tem nada a ver com as escalas maiores, apesar de ter as mesmas notas. Os modos já existiam antes da escala maior, ou seja, a música "modal" nasceu antes da "tonal". É importante saber que a música modal é uma coisa, a música tonal é outra.

Antes de qualquer coisa você precisa entender a diferença entre Modal x Tonal. Na música "Modal" não existe o lance de função harmônica, ou seja, resolução de um trítono, por exemplo. Sabe aquele famoso II V I, onde o dominante pede uma resolução? Isso não existe na música "Modal", totalmente ao contrario da música "Tonal", onde trabalhamos com funções harmônicas, ou seja, os acordes tem suas funções dentro de um campo harmônico.



Ao longo dos anos, estudando, quebrando a cabeça, acabei descobrindo uma maneira muito eficaz de descobrir qualquer modo grego.

Se você ainda não entendeu ou tem dificuldades para entender os modos, essa dica é pra você mesmo.

Vamos lá...

Nós temos sete modos, isso você vai ter que decorar para poder entender. O importante é decorar na ordem correta, isso vai ajudar bastante. É muito importante saber que cada modo possui uma nota em especial, essa nota nós chamamos de “a nota que caracteriza o modo”, ou seja, a nota que dar característica a um determinado modo. Tem músicos que consegue identificar um modo apenas ouvindo a sonoridade, desde que seja tocada com ênfase a nota característica do tal modo.

Formação intervalar dos modos, a nota característica está destacada:


É muito importante separarmos os modos maiores dos menores, assim fica mais fácil para estudar, veja abaixo:


Formação intervalar dos modos a partir da nota Dó:

Se você quer fazer um acorde soar como um determinado modo, então tem que montar os acordes com as notas características de cada modo.

Exemplo dos acordes característicos, todos com o baixo em Dó:


Através dessa tabela, podemos montar os chamados acordes modais e também as escalas, lembrando que é muito importante saber a nota característica do modo.

Para montar qualquer modo, você precisa fazer a pergunta certa a você mesmo, já vou explicar.

Suponhamos que você quer descobrir como montar a escala de Ré Dórico, por exemplo:


Você se pergunta de qual escala a nota Ré é o segundo grau. A nora Ré é o segundo grau da escala de Dó, portanto se você digitar a escala de Dó a partir da nota Ré, logo terá a escala de Ré Dórico, e a nota característica é Si.

Escala maior de Dó:  Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Escala de Ré Dórico: Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

Acorde modal: Dm7(6,11) - pode usar a 9ª também

Agora suponhamos que você quer descobrir como montar um Sol Lídio:


O Lídio é o 4º modo, então de que campo harmônico  o G7M é o IV grau?

Campo Harmônico de Ré Maior:
D7M | Em7 | F#m7 | G7M | A7 | Bm7 | C#m7(b5)

Perceba que G7M é o 4º grau do campo harmônico acima, então se você digitar a escala de Ré a partir da nota Sol, terá o Sol Lídio, a nota característica é o 4º grau, neste caso é o Dó#.

Acorde modal: G4+ ou G(#11) - Pode usar 7M, 9ª, 6ª  – Há quem diga que o segundo é o correto.

Agora vamos descobrir o “Lá Mixolídio”:


A nota “Lá” é o quinto grau de que escala maior?

Escala de Ré:
Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó#
                         Lá Si Dó# Ré Mi Fá# Sol

Observe que a nota Lá é o 5º grau da escala de Ré, então se você digitar a escala de Ré a partir da nota Lá terá a escala de Lá Mixolídio, mas é claro que temos que manter a mesma estrutura, ou seja, respeitando os intervalos. A característica é o sétimo grau, neste caso é a nota Sol.

Acorde modal: A7 - Pode usar a 4ª, 9ª, 11ª, 13ª

Podemos então tocar o acorde de A7 e improvisar em cima tocando a escala de Ré Maior, destacando a nota Sol, que é a sétima menor do acorde de A7. Mas é muito importante conhecermos a estrutura intervalar de cada modo.

Obs: muitos dizem que é errado chamar de Modos Gregos, o correto seria  Modos Eclesiásticos, mas o importante é entender o conceito.



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