Fala galera, tudo bem com vocês?
Sou o Ednaldo, vou tentar passar uma dica muito bacana pra vocês
sobre modos gregos.
Primeira coisa importante a saber é que os modos não tem nada a ver com as escalas maiores, apesar de ter as mesmas notas. Os modos já existiam antes da escala maior, ou seja, a música "modal" nasceu antes da "tonal". É importante saber que a música modal é uma coisa, a música tonal é outra.
Antes de qualquer coisa você precisa entender a diferença entre Modal x Tonal. Na música "Modal" não existe o lance de função harmônica, ou seja, resolução de um trítono, por exemplo. Sabe aquele famoso II V I, onde o dominante pede uma resolução? Isso não existe na música "Modal", totalmente ao contrario da música "Tonal", onde trabalhamos com funções harmônicas, ou seja, os acordes tem suas funções dentro de um campo harmônico.
Primeira coisa importante a saber é que os modos não tem nada a ver com as escalas maiores, apesar de ter as mesmas notas. Os modos já existiam antes da escala maior, ou seja, a música "modal" nasceu antes da "tonal". É importante saber que a música modal é uma coisa, a música tonal é outra.
Antes de qualquer coisa você precisa entender a diferença entre Modal x Tonal. Na música "Modal" não existe o lance de função harmônica, ou seja, resolução de um trítono, por exemplo. Sabe aquele famoso II V I, onde o dominante pede uma resolução? Isso não existe na música "Modal", totalmente ao contrario da música "Tonal", onde trabalhamos com funções harmônicas, ou seja, os acordes tem suas funções dentro de um campo harmônico.
Ao longo dos anos, estudando, quebrando a cabeça, acabei
descobrindo uma maneira muito eficaz de descobrir qualquer modo grego.
Se você ainda não entendeu ou tem dificuldades para entender
os modos, essa dica é pra você mesmo.
Vamos lá...
Nós temos sete modos, isso você vai ter que decorar para
poder entender. O importante é decorar na ordem correta, isso vai ajudar
bastante. É muito importante saber que cada modo possui uma nota em especial,
essa nota nós chamamos de “a nota que caracteriza o modo”, ou seja, a nota que
dar característica a um determinado modo. Tem músicos que consegue identificar
um modo apenas ouvindo a sonoridade, desde que seja tocada com ênfase a nota característica
do tal modo.
Formação intervalar dos modos, a nota característica está destacada:
É muito importante separarmos os modos maiores dos menores, assim fica mais fácil para estudar, veja abaixo:
Formação intervalar dos modos a partir da nota Dó:
Se você quer fazer um acorde soar como um determinado modo, então tem que montar os acordes com as notas características de cada modo.
Exemplo dos acordes característicos, todos com o baixo em Dó:
Através dessa tabela, podemos montar os chamados acordes modais e também as escalas, lembrando que é muito importante saber a nota característica do modo.
Exemplo dos acordes característicos, todos com o baixo em Dó:
Através dessa tabela, podemos montar os chamados acordes modais e também as escalas, lembrando que é muito importante saber a nota característica do modo.
Para montar qualquer modo, você precisa fazer a pergunta
certa a você mesmo, já vou explicar.
Suponhamos que você quer descobrir como montar a escala de Ré Dórico, por exemplo:
Você se pergunta de qual escala a nota Ré é o segundo grau.
A nora Ré é o segundo grau da escala de Dó, portanto se você digitar a escala
de Dó a partir da nota Ré, logo terá a escala de Ré Dórico, e a nota característica
é Si.
Escala maior de Dó: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Escala de Ré Dórico: Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
Acorde modal: Dm7(6,11) - pode usar a 9ª também
Agora suponhamos que você quer descobrir como montar um Sol Lídio:
O Lídio é o 4º modo, então de que campo harmônico o G7M é o
IV grau?
Campo Harmônico de Ré Maior:
D7M | Em7 | F#m7 | G7M | A7 | Bm7 | C#m7(b5)
Perceba que G7M é o 4º grau do campo harmônico acima, então
se você digitar a escala de Ré a partir da nota Sol, terá o Sol Lídio, a nota característica
é o 4º grau, neste caso é o Dó#.
Acorde modal: G4+ ou G(#11) - Pode usar 7M, 9ª, 6ª – Há quem diga que o segundo é o
correto.
Agora vamos descobrir o “Lá Mixolídio”:
A nota “Lá” é o quinto grau de que escala maior?
Escala de Ré:
Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó#
Lá Si Dó# Ré Mi Fá# Sol
Observe que a nota Lá é o 5º grau da escala de Ré, então se
você digitar a escala de Ré a partir da nota Lá terá a escala de Lá Mixolídio,
mas é claro que temos que manter a mesma estrutura, ou seja, respeitando os
intervalos. A característica é o sétimo grau, neste caso é a nota Sol.
Acorde modal: A7 - Pode usar a 4ª, 9ª, 11ª, 13ª
Podemos então tocar o acorde de A7 e improvisar em cima
tocando a escala de Ré Maior, destacando a nota Sol, que é a sétima menor do
acorde de A7. Mas é muito importante conhecermos a estrutura intervalar de cada modo.
Obs: muitos dizem que é errado chamar de Modos Gregos, o correto seria Modos Eclesiásticos, mas o importante é entender o conceito.
Show de bola.
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